BEM-VINDO AO FORUM PERMANENTE VALOR EM SAÚDE

$zxayw5ekp99

O tema saúde baseada em valor tem recebido destaque em todo o mundo

Desde a publicação de Porter trazendo este conceito à tona em seu livro Repensando a Saúde, e em suas mais recentes publicações com outros autores: What is Value in Health Care, NEJM and The Strategy That Will Fix Health Care (HBR), várias ações têm sido buscadas para se chegar a algo próximo do conceito da saúde baseada em valor, porém com poucos resultados práticos até a criação da ICHOM (International Consortium for Health Outocomes Measurement).

A ICHOM é uma organização sem fins lucrativos fundada por indivíduos de três grandes instituições (Institute for Strategy & Competitiveness da Harvard Business School, The Boston Consulting Group e  Karolinska Institutet da Suécia) com o objetivo de transformar os sistemas de cuidados de saúde em todo o mundo, medindo e relatando os resultados dos pacientes de forma padronizada. 

Inscreva-se no Forum

 

O conceito de Valor, independentemente das inúmeras fórmulas propostas (veja a que propusemos no artigo: Como calcular valor em modelos de pagamento baseado em valor), é a relação dos resultados que realmente importam aos pacientes com os custos para atingir estes resultados.

No entanto, o desafio está em medir estes indicadores. Hoje pouco se consegue medir de forma concreta. Já se começou a discutir quais são os indicadores que realmente importam aos pacientes e como medi-los. São os PROMs, sigla em inglês para “patient-reported outcome measures”.

Estes questionários já eram discutidos há mais de duas décadas para conseguir fazer as análises econômicas onde os desfechos eram buscados, tentando medir anos de vidas ajustados com qualidade (AVAQ, ou QALY), por exemplo. Alguns questionários validados já estão sendo propostos pela ICHOM, como o SF36, EQ5D, dentre outros específicos por condição clínica.
 

Inscreva-se no Forum

A transformação na saúde exige o rompimento com velhos paradigmas

Enfim, como Economista em Saúde, fico feliz em ver que conceitos teóricos estão sendo trazidos para a prática de novos modelos de remuneração baseada em valor, a base para se buscar uma Saúde baseada em Valor. Valor nada mais é do que uma análise completa de custo efetividade.

A ICHOM, dentro das análises das condições clínicas mais prevalentes, já mapeou 21 e mais 10 estão em progresso. Em 2017, superou a cobertura de 50% da carga global de doenças, e as condições clinicas mapeadas (chamadas de "Standart Sets") cobrem 54% da carga global de doenças.

Mesmo assim, o desafio de buscar prestar uma atenção à saúde sob a perspectiva do paciente é enorme, principalmente na saúde suplementar, onde os planos de saúde ainda estão preocupados em reduzir o custo assistencial, controlar o excesso com auditorias e regulação da utilização e outras ações que não agregam nada à qualidade da assistência. E, o pior, muitas delas estimulam o paradoxo da coexistência da superutilização e subutilização levando, na prática, à desassistência.

Escutei de gestores de grandes operadoras que não vale a pena investir na qualidade da assistência ou na prevenção, pois o turnover dos beneficiários é muito grande. Os números apontam que os beneficiários duram, em média, 2,5 anos em cada operadora. “Para que investir se outra operadora irá se beneficiar amanhã com as ações de qualidade que faço hoje?”

Este é um paradigma que precisa ser quebrado. Claro que o SUS e as autogestões não tem esta visão, pois os beneficiários, com rara exceção, irão para outro sistema.

Forum Permanente Valor em Saúde

É dentro deste cenário desafiador em nosso país que criamos o Fórum Permanente Valor em Saúde. Onde discutiremos questões práticas do que fazer para quebrar este paradigma, como construir modelos de pagamento baseado em valor alinhando interesses dos diversos atores do mercado, dentre outras ações. Não reunimos políticos e nem altas cúpulas da gestão, mas sim profissionais de gestão que têm condições de influenciar decisores de forma efetiva.

Em um primeiro encontro realizado no dia 22 de novembro de 2017, em São Paulo, arregimentamos profissionais de operadoras, prestadores de serviço, indústria, Banco Mundial, economistas em saúde, grande parte deles médicos, para dar início a esta realização.

Veja a lista de quem estave presente no encontro:

• Dr. André Medici (Economista Sênior do Banco Mundial - Washington DC)

• Dr. André Osmo (Consultor no Sírio-Libanês)

• Dr. César Luiz Abicalaffe (CEO da 2iM Inteligência Médica)

• Dra. Helidea Lima (Diretora da Qualidade da Rede D’Or)

• Gabriela Tanus (Diretora da AXIABIO para ATS e Estudos Econômicos)

• Gustavo Geraldo (Gerente de Acesso da Novartis)

• Dr. Jaime Rocha (Conselheiro e Diretor de TI e Inovação da Unimed Curitiba)

• Luiz Henrique de Nadai (Diretor da Plow Digital)

• Dra. Marcia Martiniano (Coordenadora da Epidemiologia do Sírio e do Projeto DRG)

A partir deste primeiro grupo, criamos este site onde é possível que pessoas interessadas no tema se cadastrem, para que possam compartilhar experiências de sucesso e fracasso na implantação de modelos de saúde baseada em valor e, principalmente, possam influenciar a mudança para uma saúde baseada em valor nos ambientes em que atuam profissionalmente.

Quando discutimos Valor, é imperativo termos pelo menos cinco stakeholders envolvidos: Pagadores (público e privado), Prestadores (médicos, hospitais, SADT), Indústria (Farma e de DMI), Pacientes e Agentes Independentes (academia e empresas como a 2iM que favorecem as análises sem conflito de interesse).

O grande desafio deste Fórum está em alinhar os interesses desses stakeholders. Já está claro que o descompasso entre essas partes é um dos grandes responsáveis por não conseguirmos entregar Valor, tornando-nos coniventes com um sistema de saúde cada vez mais insustentável.

Esperamos que este Fórum cresça, que a discussão frutifique e que as ideias promovam atitudes. Isso somente será possível com a participação de todos.

Algumas considerações sobre o modelo do Forum:

  • Não existe nenhuma taxa ou mensalidade.

  • O Forum será patrocinado por empresas selecionadas que desejem acesso privilegiado aos temas discutidos.

  • O Forum responderá provisoriamente nesta página conteudo.2im.com.br/valor-em-saude até que o site definitivo seja publicado no domínio www.valoremsaude.com.br.

  • Eventos presenciais ou online serão programados na medida em que a discussão avance.

  • Nosso canal de dicussão permanente é o Grupo Valor em Saúde no Facebook (grupo fechado, requer aprovação do Moderador). Além de efetuar seu cadastro nesta página, inscreva-se também no Grupo, clicando no link acima.

Cadastre-se agora mesmo no formulário ao lado, junte-se ao time que vai mudar a saúde no País!

Esse é efetivamente um tema que fará a diferença para a saúde, pública ou privada, do Brasil. Contamos com a sua participação!


Dr. César Luiz Abicalaffe

$1eka61b2g5dh

Inscreva-se no Forum Permanente Valor em Saúde aqui!

Além dos campos obrigatórios, preencha no formulário abaixo somente os campos que forem pertinentes a sua atuação profissional.

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...