Esta palestra foi apresentada durante o II Fórum 2iM Experience, realizado em 06/12/2018 no auditório da ANAHP em São Paulo.
O Fórum é um evento que reúne a comunidade de clientes 2iM para compartilhar suas experiências de sucesso com a ferramenta GPS.2iM, bem como para propor novas perspectivas de aplicação da nossa metodologia de mensuração de qualidade e valor em saúde.
O Dr. José Ricarddo Madureira de Almeida, diretor técnico assistencial da Santa Casa da Bahia | Hospital Santa Izabel, apresenta a estratégia do Núcleo de Relacionamento com o Corpo Clínico, desenvolvido pela instituição.
Apresenta a diferença cultural entre médicos e gestores de saúde, propondo formas de equalizar essas visões dissonantes, em prol do objetivo de qualidade da organização. Sai de quadro o médico herói e entra em cena o profissional inserido em equipes multidisciplinares.
O propósito do Núcleo de Relacionamento é gerar engajamento médico, o profissional engajado sente-se envolvido emocional e intelectualmente com a instituição em que atua, cultiva o sentimento de pertencimento e advoga a causa da instituição.
A avaliação de desempenho do corpo clínico produz estímulos para que o profissional médico desenvolva sua carreira. Para a organização, permite que se crie programas de incentivos e de relacionamento com o time assistencial.