O uso do APR.DRG aplicado na busca por eficiência e resultados para o paciente ganha reforço na ferramenta DRG.Analytics, que consolida em um dashbord informações altamente estratégicas da instituição de saúde.
Superintendente de Novos Negócios
Hospital Sírio-Libanês
Divisão de Health Information System da 3M do Brasil
1. Acompanhar a evolução da documentação e codificação
A ferramenta pode ser um importante coadjuvante na melhoria da qualidade da documentação clínica qualidade, da codificação para morbidade hospitalar e da padronização do CMD e sumários de alta.
2. Avaliar perfil epidemiológico da instituição
O uso de agrupadores com classificação por severidade de doença permite a análise do casemix, a classificação por complexidade e a geração de informações para a gestão clínica e administrativa, permitindo a avaliação de desempenho por meio de indicadores de referência.
3. Compreender variações de performances do corpo clínico para ajustes/avaliações/melhorias
O monitoramento assíduo do desempenho do corpo médico permite que se faça ajustes e correções na estratégia de atuação e de negócio. Sempre com vistas a colher os resultados projetados, essa iniciativa propicia que ao final da avaliação de um ciclo, os desempenhos estejam realmente dentro dos limiares programados.
4. Indentificar oportunidades em gerenciamento de leitos e custos para definir melhorias de processos
A análise de uma série de indicadores como, por exemplo, o índice de eficiência para o tempo de permanência, o total de saídas por severidade e período, ou a taxa de reinternação em 30 dias, entre outros, permitem a composição de estratégias para gerenciamento da ocupação de leitos e os recursos envolvidos.
5. Entender variações de precificação e tempo de permanência. Melhorar negociações
O DRG.Analytics permite comparações ajustadas pela intensidade de utilização de recursos hospitalares, melhora a estimativa desses recursos e possibilita explorar novos formatos de reembolso.
6. Verificar áreas mais rentáveis/eficientes para definir investimentos
A melhoria dos indicadores de qualidade do atendimento, de modo geral, induz à sustentabilidade do negócio, porém a identificar as áreas de excelência pode demandar investimentos que garantam maior rentabilidade.
Uma iniciativa Anahp em parceria com a 2iM Inteligência Médica S.A.